Origem da Festa Junina

domingo, 27 de junho de 2010 06:43 Postado por Blog da Marcia Magali



Verdadeiras origens da festa junina no Brasil

Antiga tradição vai além das comemorações aos santos do mês de junho.


Diferente do que dizem as crenças e lendas populares, a festa junina tem origens européias. Inicialmente, segundo o professor e historiador Marcelo Abreu, era uma forma de comemorar o verão, ritual feito pelos povos celtas, que existiram antes dos romanos. Aos poucos, foi adquirindo um sentido religioso, inserido pela Igreja Católica.



O mês de junho é lembrado pelos dias santos, principalmente São João, Santo Antônio e São Pedro. Na verdade, essas datas ajudaram a espalhar a tradição da festa junina, mas nada tem a ver com o verdadeiro sentido. A festa foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, misturando-se com os costumes locais. Não há registros em outros países da América do Sul.
O estilo de música tocado passou a fazer parte do repertório de cantores e compositores brasileiros, assim como a dança, que se tornou popular em todo o país. No nordeste, é um evento tão significativo quanto o carnaval carioca. A festa em Campina Grande, na Paraíba, atrai milhares de pessoas do país e disputa com Caruaru, em Pernambuco, o título de maior São João.



Culinária típica
As comidas da festa junina têm algumas criações brasileiras. O amendoim, que é utilizado para fazer o pé-de-moleque e a paçoca, tem origem indígena, assim como o milho e a batata doce. A canjica (milho branco) é tipicamente do Brasil e os portugueses a incorporaram em sua festa, pois lá este prato era apenas um leite adocicado.
O quentão também é invenção brasileira, feito geralmente com cachaça, água, açúcar, casca de laranja, limão, gengibre, cravo da índia e canela. Na Europa, a cachaça é pura, sem misturas. Já os condimentos como cravo, canela e açúcar são característicos de Portugal.
Outros itens também não podem faltar em uma boa festa junina: cocada, cachorro-quente, arroz doce, bolo de fubá, cuscuz, doce de abóbora, maçã-do-amor, caldos, etc. Confira as fotos da culinária típica!

Um show à parteSem dúvida, o momento mais esperado da festa junina é a quadrilha. A coreografia é feita em pares, com passos marcados, características das danças aristocráticas européias dos séculos XVIII e XIX. O rei Luiz XIV, era um grande admirador da quadrilha, dança freqüente no palácio de Versalhes. Inicialmente, era dançada por quatro pares, daí o nome recebido.

Possivelmente em 1820, grupos da elite imperial do Brasil trouxeram esse costume da França, na tentativa de acompanhar a moda européia. Sem saber pronunciar corretamente as palavras francesas, empregadas durante a marcação da dança, o povo as modificou ao longo dos anos até a forma como conhecemos hoje. O “arraiá”, por exemplo, era como se denominava o espaço de dança, os grandes salões europeus.

A encenação do “casamento da roça”, como ficou conhecido, ocorre antes da quadrilha. É uma paródia do casamento tradicional. Fazem parte da brincadeira personagens como a noiva grávida, o noivo, o delegado, o padre, os pais dos noivos e outros. Fogueiras, bandeirinhas e queima de fogos são influências da Europa.
.
Outro item que marca a festa junina é a vestimenta. A roupa caipira é invenção do brasileiro, imitando o povo do interior vindo para a cidade. Acredita-se que os tecidos finos da nobreza francesa deram lugar aos tecidos mais baratos e acessíveis, principalmente à população do nordeste, onde essa cultura é bem forte.
.

Beijos...

1 Response to "Origem da Festa Junina"

  1. Anônimo Says:

    eu e meu amigo fizemos um trabalho de escola por meio deste blog foi uma boa ajuda
    obrigada
    agora estou apaixonada pelo meu amigo

Postar um comentário