quarta-feira, 25 de março de 2009 15:44 Postado por Blog da Marcia Magali
Oi pessoal, postei uma revisão das nossas aulas. Espero que gostem, beijos!


O ASSUNTO É VISÃO

*A Íris é a parte colorida e, numa máquina fotográfica, corresponde ao diafragma, que ajuda a regular a quantidade de luz que entra no olho.
*A pupila é a "bolinha preta" que fica no centro da íris e funciona como abertura da lente, já que seu diâmetro determina a quantidade de luz que entra.
*A esclerótica é a parte branca que reveste o olho e seria a caixa da máquina.

AGORA É O BICHO!

Vocês já pensaram como deve ser estranho ver o mundo diferente do que estão acostumados, enxergar em 360º, dormir de olho aberto, não diferenciar amarelo de verde ou só enxergar duas cores? As cores, foco, formas, a visão dos animais em algumas espécies é semelhante, mas não é igual a dos humanos tudo pode ser diferente no universo deles. Afinal, a visão de cada animal é adaptada para cada necessidade que ele tem.

VISÃO PANORÂMICA
Os coelhos têm uma incrível visão periférica de 360 graus. O segredo é que os olhos desses bichos ficam posicionados na lateral, permitindo que eles vigiem os arredores para fugir dos predadores.


VISÃO NOTURNA
No escuro,a melhor visão é a da coruja, que enxerga um ratinho a mais de 80 metros de distância. E isso numa noite sem lua!
As corujas enxergam dez vezes mais que o homem no escuro. E, ao contrário do que se pensa, a coruja não é cega durante o dia. Ela tem um campo de visão maior que o das outras aves, mesmo tendo olhos frontais que servem para caçar.



VISÃO DE LONGO ALCANCE
A águia-de-asa-redonda enxerga pequenos roedores quando está voando a 5 mil metros de altura.




VISÃO COLORIDA
O rei das cores é o Squilla mantis, um tipo de camarão capaz de enxergar uma gama de cores muito maior que a observada pelo olho humano.



VISÃO ALÉM DO ALCANÇE
Algumas espécies de falcão são capazes de detectar suas presas por enxergar a luz ultravioleta. Elas conseguem identificar rastros fluorescentes das fezes e urina de animais durante a noite.


VISÃO EXPANDIDA
Os olhos da cobra não têm pálpebras. Elas mantêm os olhos abertos mesmo quando estão dormindo e esse mecanismo serve para confundir a presa. A maioria das cobras têm visão muito fraca.



VISÃO ESPERTA
Os olhos dos tigres estão localizados nas laterais da cabeça, o que permite um campo de visão maior que o dos seres humanos. Mesmo sendo um predador, a modificação serve para que eles possam ver o que se passa em sua retaguarda.





OUTROS OLHARES


Autor(a) Guilherme Honegger




Fonte: www.veterinariasantoagostinho.com.br/animal_humano.html
http://pitaquinhos.blogspot.com/

2 Response to " "

  1. Sophia Says:

    Oi Márcia

    Passei para dar uma olhada e gostei muito.
    Penso que este espaço é mais uma grande oportunidade proporcionada pela internet em favor da educação do indivíduo.

    Obrigada pela sua colaboração para o mundo educacional.

  2. BLog da Tia Cláudia Dias Says:

    tudo de bom, tia Márcia!

Postar um comentário