Origem da Festa Junina

domingo, 27 de junho de 2010 06:43 Postado por Blog da Marcia Magali 1 comentários



Verdadeiras origens da festa junina no Brasil

Antiga tradição vai além das comemorações aos santos do mês de junho.


Diferente do que dizem as crenças e lendas populares, a festa junina tem origens européias. Inicialmente, segundo o professor e historiador Marcelo Abreu, era uma forma de comemorar o verão, ritual feito pelos povos celtas, que existiram antes dos romanos. Aos poucos, foi adquirindo um sentido religioso, inserido pela Igreja Católica.



O mês de junho é lembrado pelos dias santos, principalmente São João, Santo Antônio e São Pedro. Na verdade, essas datas ajudaram a espalhar a tradição da festa junina, mas nada tem a ver com o verdadeiro sentido. A festa foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, misturando-se com os costumes locais. Não há registros em outros países da América do Sul.
O estilo de música tocado passou a fazer parte do repertório de cantores e compositores brasileiros, assim como a dança, que se tornou popular em todo o país. No nordeste, é um evento tão significativo quanto o carnaval carioca. A festa em Campina Grande, na Paraíba, atrai milhares de pessoas do país e disputa com Caruaru, em Pernambuco, o título de maior São João.



Culinária típica
As comidas da festa junina têm algumas criações brasileiras. O amendoim, que é utilizado para fazer o pé-de-moleque e a paçoca, tem origem indígena, assim como o milho e a batata doce. A canjica (milho branco) é tipicamente do Brasil e os portugueses a incorporaram em sua festa, pois lá este prato era apenas um leite adocicado.
O quentão também é invenção brasileira, feito geralmente com cachaça, água, açúcar, casca de laranja, limão, gengibre, cravo da índia e canela. Na Europa, a cachaça é pura, sem misturas. Já os condimentos como cravo, canela e açúcar são característicos de Portugal.
Outros itens também não podem faltar em uma boa festa junina: cocada, cachorro-quente, arroz doce, bolo de fubá, cuscuz, doce de abóbora, maçã-do-amor, caldos, etc. Confira as fotos da culinária típica!

Um show à parteSem dúvida, o momento mais esperado da festa junina é a quadrilha. A coreografia é feita em pares, com passos marcados, características das danças aristocráticas européias dos séculos XVIII e XIX. O rei Luiz XIV, era um grande admirador da quadrilha, dança freqüente no palácio de Versalhes. Inicialmente, era dançada por quatro pares, daí o nome recebido.

Possivelmente em 1820, grupos da elite imperial do Brasil trouxeram esse costume da França, na tentativa de acompanhar a moda européia. Sem saber pronunciar corretamente as palavras francesas, empregadas durante a marcação da dança, o povo as modificou ao longo dos anos até a forma como conhecemos hoje. O “arraiá”, por exemplo, era como se denominava o espaço de dança, os grandes salões europeus.

A encenação do “casamento da roça”, como ficou conhecido, ocorre antes da quadrilha. É uma paródia do casamento tradicional. Fazem parte da brincadeira personagens como a noiva grávida, o noivo, o delegado, o padre, os pais dos noivos e outros. Fogueiras, bandeirinhas e queima de fogos são influências da Europa.
.
Outro item que marca a festa junina é a vestimenta. A roupa caipira é invenção do brasileiro, imitando o povo do interior vindo para a cidade. Acredita-se que os tecidos finos da nobreza francesa deram lugar aos tecidos mais baratos e acessíveis, principalmente à população do nordeste, onde essa cultura é bem forte.
.

Beijos...

quinta-feira, 24 de junho de 2010 17:38 Postado por Blog da Marcia Magali 0 comentários

Projeto:Bombeiro nas Escolas

quinta-feira, 17 de junho de 2010 12:14 Postado por Blog da Marcia Magali 1 comentários
O soldado Luceline e o Sargento Marcelo que fazem parte da equipe do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, que visitam as escolas ministrando palestras, fazendo demonstrações práticas num trabalho de conscientização sobre os procedimentos a serem adotados diante de acidentes domésticos e incêndios . Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as noções essenciais de como se antecipar a acidentes que requeiram ações de Bombeiros, despertando a importância da prevenção.



Mala Mágica continua um sucesso!

segunda-feira, 14 de junho de 2010 11:26 Postado por Blog da Marcia Magali 0 comentários


Beijos...

Hoje é a Festa do Sagrado Coração de Maria.

sábado, 12 de junho de 2010 15:00 Postado por Blog da Marcia Magali 0 comentários














Você nos encontrará lá onde a nossa missão apostólica nos chama a reflorescer, em simplicidade, a recomendação de Maria: “Façam tudo quanto Jesus lhes disser” (Jo 2,5).
Parabéns,queridas Irmãs!
Muitos beijos.

Festa do Coração de Maria .Montes Claros.

quinta-feira, 10 de junho de 2010 16:20 Postado por Blog da Marcia Magali 0 comentários




A Congregação conhece uma longa pré-história. No dia 19 de março de 1722, o vigário de Gestel, fundou a “Associação de duas ou três moças devotas que desejassem servir fielmente ao Senhor, pela oração, leitura e trabalho, a exemplo dos primeiros cristãos, cuja norma de vida era o Evangelho”. Sua ocupação seria “ajudar a limpar e enfeitar a Igreja, casa de Deus... e, além disso, ensinar leitura, escrita, costura e a doutrina cristã às meninas”.
Em julho de 1738, dezesseis anos depois, a Associação foi dissolvida. Duas moças continuaram sua vida comunitária, em Berlaar, trabalhando na educação das crianças. Outras moças se juntaram a elas. A que mais se distinguiu entre elas foi THERESIA VERMEYLEN que fizera parte da comunidade, desde 1803. O vigário HAES, de Berlaar, que sonhava com a transformação daquela Associação em verdadeiro convento, encontrou em Madre Theresia a auxiliar adequada e, juntos, foram os fundadores da atual “Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar”.




HOJE, 15 HORAS, SOLENIDADE DE ABERTURA DA COPA DO MUNDO. UMA FESTA.

13:30 Postado por Blog da Marcia Magali 1 comentários
Muita emoção!











Copa do mundo 2010 na África do Sul.

12:58 Postado por Blog da Marcia Magali 1 comentários




História da África do Sul. Habitada desde a pré-história a região onde é atualmente a África do Sul foi habitada pelos bantos nos primeiros séculos da Era Cristã. O reino Mapungubwe floresceu nos séculos IX a XIV. Os primeiros navegadores europeus chegaram à África do Sul no século XV, principalmente portugueses. Dois séculos depois a região do Cabo da Boa Esperança foi ocupada pelos holandeses. No século XIX, os ingleses ocuparam definitivamente a Colônia do Cabo. Em 1910 foi fundada a União da África do Sul, união do Império Britânico que reunia as colônias do Cabo, do Natal, do Rio Orange e o Transvaal. Em 1961 o país se tornou independente do Reino Unido, formando a República da África do Sul. Em 1994 o regime do Apartheid foi abolido com as primeiras eleições livres do país, que elegeram Nelson Mandela presidente.

COPA DO MUNDO 2010 - MASCOTE ZAKUMI

12:34 Postado por Blog da Marcia Magali 5 comentários

COPA DO MUNDO DA ÁFRICA DO SUL!
Durante a Copa do Mundo sempre ficamos empolgados para decorar nosso espaço para curtir esse período em que torcemos tanto pelo nosso País. E querem maneira mais legal de decorar qualquer coisa do que usando o Mascote da Copa?
Ele é lindo e muito fofo. O Zakumi é com certeza um personagem que vai cativar todos com seu jeito cativante.
Abaixo segue uma sugestão de aplique com molde. Pode ser usado em porta-lápis, painéis, cadernos, pastas, paredes e no que mais a sua imaginação mandar.
Vamos entrar no espírito da Copa da África do Sul e torcer muito pelo nosso País!
Fonte-coisasdasuapostilas.blogspot.com

CORPUS CHRISTI

quarta-feira, 2 de junho de 2010 15:03 Postado por Blog da Marcia Magali 1 comentários
O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida.
O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.